Se as unhas andam descamando e quebrando com frequência, é melhor ter mais atenção: nem sempre é culpa de mal olhado, viu? Em geral, a explicação para que as pontinhas dos dedos pareçam frágeis é culpa da deficiência de vitaminas A, B, C e D no organismo – todas bem conhecidas pela maioria de nós e, por sorte, fáceis de se encontrar na alimentação balanceada e na composição de bases fortalecedoras. Quer saber como elas ajudam a deixar suas unhas fortes e bonitas? Continue lendo a matéria e, de quebra, saiba como intensificar a presença de cada uma no organismo!

Vitamina A ajuda a regenerar as unhas e deixá-las mais fortes e hidratadas

Por ser responsável pela renovação e regeneração dos tecidos, a vitamina A é indispensável para combater o enfraquecimento das unhas. Esse nutriente age hidratando e diminuindo bastante a descamação constante nas pontinhas dos dedos, garantindo que todas as manicures fiquem impecáveis, do jeito que as esmaltemaníacas precisam para ter o visual perfeito.
Como inserir na rotina: para aumentar a presença do nutriente no organismo, vale aumentar o consumo de alimentos como mamão, tomate, cenoura, abacate e manga nas refeições.

Vitaminas do complexo B evitam que as unhas se quebrem com facilidade

Essencial para o bom crescimento de cabelo, as vitaminas do complexo B – especialmente, B1, B5, B7 E B10 – também ajudam (e muito) quando o assunto é unha! Elas aceleram o metabolismo e oferecem a força necessária para que as unhas cresçam firmes e sem o risco de se quebrarem bem quando estão naquele tamanho que você sempre quis.
Como inserir na rotina: além do consumo de alimentos como feijão, banana e sardinha, é válido intensificar ainda mais o tratamento com o uso de bases nutritivas que tenham esse nutriente na composição. Elas são ótimas para tratar o problema enquanto ajudam até mesmo na maior duração do esmalte nas unhas.

Vitamina C atua facilitando o crescimento saudável nas unhas

Igualmente importante para que as unhas cresçam hidratadas e saudáveis, a vitamina C é indispensável para quem observa as pontinhas dos dedos crescendo lentamente e procura dar um empurrãozinho no processo. É o seu caso? Então aposte nesse nutriente no dia a dia!
Como inserir na rotina: laranja, limão, acerola e goiaba são boas fontes de vitamina C e podem ser inseridas na dieta diária com bastante facilidade. Basta tentar!

Vitamina D precisa estar em dia para que as pontinhas dos dedos estejam saudáveis

A vitamina D é responsável pela absorção do cálcio e é bastante relaciona aos ossos, mas também tem tudo a ver com as unhas, sabia? É que segundo especialistas, se houver alguma deficiência desse nutriente no organismo, o corpo acaba buscando esse mineral em outros tecidos, como as unhas.
Como inserir na rotina: para aumentar o nível de vitamina D no corpo, é preciso se expor ao sol e, em determinados casos, partir para a reposição com suplementos indicados pelo médico.

Fonte: Tudo Sobre Make