Não é segredo nenhum que hoje as unhas e tudo que é ligado e elas, esmaltes, técnicas, efeitos, enfim, viraram o xodó da mulherada, vira e mexe recebemos por aqui pedidos para falarmos sobre uma ou outra nova moda relacionada às unhas, e são muitas novas surgindo a cada dia. Bem, o que vamos mostrar agora são dicas fundamentais, super simples, porém, verdadeiros mandamentos para quem quer ter e manter as unhas sempre bonitas, então, papel e caneta nas mãos, anote aí:

 

1 – HIDRATAR

Para conseguir unhas perfeitas, é importante procurar sempre manter as mãos hidratadas, sem dúvida, fundamental para deixá-las lindas e saudáveis, evitando que a cutícula forme aquelas pontinhas irregulares e ressecadas, que acabam fazendo com que muita gente arranque-as até com o dente. Porém, evite hidratá-las no dia da esmaltação, pois o hidratante impossibilita a aderência do esmalte, deixando a unha engordurada. A dica é procurar produtos à base de óleo de cravo e queratina, que possuem ação anti-inflamatória e antiséptica, além de ajudar na revitalização do tecido.

 

2 – EVITE ACETONA

Tente abolir de vez o uso da acetona, troque-a por removedores de esmalte sem essa substância, pois são menos agressivos, uma dica para conseguir unhas perfeitas é preferir removedores com semente de uva que, além de hidratar, têm um perfume bem gostoso. Outra coisa, a acetona resseca a queratina das unhas, tirando o brilho do esmalte.

 

3 – NÃO LIXE A CAMADA SUPERFICIAL DA UNHA

Pois é, muita gente não sabe, mas lixar a camada superficial da unhas pode deixá- la mais frágil, fina e passível de quebra, mas se não tiver jeito, tiver que lixar, opte pela lixa polidora, mais suave, mas mesmo assim, se sentir que a unha está esquentando, pare, pois esse aquecimento desidrata e elimina proteínas importantes. Se você realmente quer ter unhas perfeitas, tente lixar apenas uma vez ao mês, só para tirar a porosidade do excesso de esmaltes, e sempre com lixas de polir, e depois, passe um hidratante para as unhas, para manter a vitalidade delas

 

4 – LIXE AS UNHAS EM UM ÚNICO SENTIDO

unha2

Nunca lixe as unhas em movimentos de vai e vem, pois nessa ida e volta com a lixa as escamas das unhas acabam levantando e com o tempo, elas vão ficando finas, quebradiças e enfraquecidas. Para conseguir unhas perfeitas, o ideal é lixar apenas em um sentido, mantendo a lâmina da unha firme e forte, e uma outra opção é, logo em seguida, passar uma lixa mais fininha, de cima para baixo, delicadamente, para que, assim, todas as escamas abertas se fechem. E preste atenção em suas unhas, pois caso elas estejam fracas, é aconselhável usar uma base fortificante.

 

5 – MATENHA A CUTÍCULA

Costume já abolido lá fora, porém, aqui ainda é usado, tirar a cutícula pode não ser uma boa idéia, visto que ela serve como uma barreira natural contra fungos e bactérias. Ok, já estamos acostumadas e não é tão fácil mudar essa nossa mania, mas mantendo a cutícula, suas unhas estarão protegidas, sem falar que a unha ficará mais forte e a esmaltação muito mais rápida. Acredite, se começar a aplicar creme hidratante nas mãos diariamente e não mais tirar a cutícula, depois de três meses você já pode começar a dizer adeus ao alicate. Mas, se você de jeito algum, jamais, nem pode imaginar suas unhas com cutículas, e quer ter unhas perfeitas, uma opção é empurrá-la com a espátula e tirar apenas os cantinhos e vale até fazer uso daquelas canetas hidratantes para dar fim aos ressecamentos.

 

6 – USE OS PRÓPRIOS ACESSÓRIOS

Ainda é bem comum as mulheres não levarem alicate e nem outro acessório pessoal ao salão, o que é muito perigoso, pois essa prática pode evitar a transmissão de doenças como Aids e hepatite B e C, e saiba que o palito e a lixa também devem ser descartados para impedir o acúmulo de bactérias. Uma dica, que vale ouro, é montar seu próprio kit, com os seus materiais e levar quando for à manicure.

 

7 – USE BASE

base2

Ela é fundamental para você conseguir unhas perfeitas, nunca, jamais pule essa etapa da manicure, pois o pigmento dos esmaltes coloridos penetra e mancha as unhas, por isso, o correto é sempre passar uma camada de base antes de aplicar o esmalte, assim estará ajudando a proteger. Hoje já existem vários tipos de base no mercado, para cada necessidade, basta escolher um que seja mais indicado para você.

 

Fonte: Site de Beleza e Moda