Elas ajudam a deixar as suas unhas sem ranhuras e asperezas. Mas precisa aprender a usar para não se dar mal.

Todo mundo tem uma à mão. E quando não tem, pede para uma amiga! Lixa de unhas é kit básico feminino. Para acabar com lasquinhas, consertar o cantinho que quebrou, finalizar a manicure. Mas tem um jeito certo de usar para não estragar suas unhas. Vem ver!

Escolha o lado mais fino

Sabe aquela lixa de papel? Ela serve para deixar a borda das unhas sem ranhuras que podem causar quebras. “São as lixas mais comuns, usadas em salões e em casa também”, fala Solange. Feitas de areia, possuem dois lados: um mais fino e outro mais grosso. “Usamos o lado fino para acertar o formato e o lado grosso para as unhas dos pés. Descartável, ela deve ser jogada fora a cada 3 ou 4 utilizações.
Se usar as de ferro, que podem ser higienizadas (elas continuam na ativa até perder a aspereza), só maneire na força na hora de lixar, para não estragar as unhas. “Elas podem abrir fissuras nas unhas e, no dia a dia, fê-las começarem a quebrar e descamar”, alerta Solange. Uma outra opção são as lixas de vidro: lixam sem muito esforço e por terem a superfície fina não abrem fissuras nas unhas e duram muito.

Nunca lixe em movimentos de ‘vai e vem’

Esse é um cuidado que você deve tomar para as unhas não ficarem fracas, se quebrarem fácil e descamarem mais facilmente. Sem falar que assim terá menos controle sobre o formato que quer fazer (quadrada, redonda, oval). O ideal é sempre passar do canto das unhas em direção ao centro. “Se a intenção é diminuir o comprimento, melhor cortá-las antes”, diz.

Cuidado com o polimento

As lixas de alto brilho e polimento uniformizam a superfície das unhas e as deixam lindas e brilhantes. Também ajudam na aderência da base, fazendo com que a esmaltação dure por mais tempo. “Lixas de polir são ótimas para unhas onduladas. Mas só podem ser usadas uma vez por semana. E se for esmaltar, não use o lado de dar o brilho ou suas unhas vão ficar muito lisas e o esmalte não vai conseguir se fixar”, diz Solange.  No entanto, nada de exageros. “Jamais deixe que esse tipo de lixa aqueça a unha ou corre o risco de afiná-la demais”, fala Solange.

 

Fonte: Beleza na Web