Cuidar das unhas está muito longe de significar estar sempre com elas pintadas. Além de cuidados simples, como não roer as unhas e mantê-las sempre limpas, outros hábitos podem ser adotados para garantir a saúde das unhas. O contato com alguns tipos de produtos e até o excesso de água causam enfraquecimento e tornam as unhas quebradiças. Você sabia?

Confira maneiras de cuidar das unhas para que elas estejam sempre fortes, saudáveis e bonitas:

1. Hidrate unhas e cutículas

Hidratar as unhas e as cutículas é um hábito que ajuda a mantê-las saudáveis, fortes e bonitas. A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, idealmente diariamente, aplicando produtos específicos para a área em movimentos circulares.

2. Não coloque as mãos na boca.

A saliva é ácida e muito prejudicial para a saúde das unhas, o hábito deve ser evitado principalmente logo depois de ter as esmaltado.

3. Respeite o formato natural das unhas

Na hora de lixar as unhas, é importante ter em mente que o formato natural deve ser levado em conta. Unhas naturalmente redondas que são lixadas quadradas, por exemplo, têm mais chances de quebrar e não crescer.

4. Tenha seu próprio kit de manicure

Ter seu próprio material de manicure – lixas, alicates, espátulas, etc – é fundamental para assegurar a sua saúde. Caso não tenha seu próprio kit e vá fazer as unhas com manicure, procure sempre locais que usem produtos esterilizados ou descartáveis.

5. Evite o contato com produtos de limpeza

Produtos de limpeza e produtos que têm cloro na formulação prejudicam unhas e cutículas. Para evitar o contato direto, use luvas e sapatos fechados ao utilizar esses materiais.

como-fazer-unhas-em-casa-unhas-de-fibra-rio
6. Verifique a data de validade do esmalte

Utilizar esmalte, base ou extra brilho que já passaram do prazo de validade não é bom para a saúde das unhas. Mesmo que o aspecto do esmalte esteja normal, verifique sempre a data de validade no rótulo antes de esmaltar as unhas.

7. Não use sapatos que apertem o pé

Sapatos apertados não causam apenas desconforto, mas também prejudicam as unhas dos pés, uma vez que as mantêm pressionadas. “O uso de sapatos fechado deve seguir um esquema rotacional; o que significa que o sapato usado hoje deve ser colocado em um lugar arejado no dia seguinte, enquanto se usa outro”, ensina a dermatologista Alessandra Drummond.

8. Não puxe a pele da cutícula

Não se deve arrancar qualquer pedacinho de pele que esteja incomodando. Da mesma forma, não arranque descamações das unhas. Esses hábitos agridem cutículas e unhas.

9. Prefira não tirar a cutícula

As cutículas protegem as unhas de infecções provocadas por bactérias e fungos, por isso, o melhor a fazer é não tirá-las. “Quanto menos se tira, menos é necessário tirar. Se não remover a cutícula a tendência é que nasça cada vez mais fina”, conta Alessandra.

10. Seque bem as unhas

Sempre que tomar banho ou lavar as mãos, seque muito bem as unhas. Deixar as unhas úmidas por muito tempo pode causar doenças, pois o ambiente fica favorável a fungos e bactérias.

11. Invista em óleos para a hidratação

A melhor forma de hidratar a unha é com óleos. Pode ser um óleo mineral ou de amêndoas.

12. Não deixe o esmalte por muito tempo na unha

É comum ficar satisfeita com um esmalte que dura bastante tempo nas unhas sem descascar. Porém, procure não deixar o mesmo esmalte por tempo excessivo nas unhas.

13. Cuidado ao cortar os cantos

Cortar os cantos das unhas além do necessário pode fazer com que eles cresçam de forma diferente, causando encravamento. O ideal é cortar os cantos retos, tanto nas unhas dos pés quanto nas da mão.

14. Evite o contato excessivo com água

Água em excesso pode prejudicar a saúde das unhas. Além de secá-las bem após molhá-las, o ideal é que o tempo de contato com água não seja muito longo. O contato exagerado pode enfraquecer as unhas.

15. Cuide da alimentação

Sua alimentação vai refletir no aspecto das suas unhas. Assim, do mesmo modo que uma alimentação saudável vai ter como resultado unhas fortes, saudáveis e bonitas, a má alimentação pode render unhas quebradiças, fracas e que não crescem direito.

Cuidar das unhas para evitar doenças e fungos, mantendo-as limpas, não é apenas um hábito de vaidade, mas sim de saúde.

Fonte: Cidade Verde