Difícil resistir às tentações da temporada de festas de fim de ano. Para ajudar a atenuar os efeitos dos banquetes e drinques calóricos e começar o ano com o corpo em dia, reunimos dicas para tornar os exageros das festas mais toleráveis, confira a seguir.

Dieta Day After

Exagerou na bebida? Inclua brócolis no cardápio do dia seguinte: ele possui cisteína, aminoácido capaz de eliminar o acetaldeído, vilão responsável pela ressaca. Além disso, é rico em antioxidantes e ferro, tem mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que um copo de leite e3 mais fibras que o pão de centeio. Outra dica boa é mastigar pedaços de gengibre ou lascas de limão ou laranja – eles contêm óleos essenciais que ajudam a amenizar a sensação de náusea.

Para limpar

Com propriedades diuréticas e purificadoras, a alcachofra é outra boa pedida para incluir na alimentação durante a temporada de festas. “Além de conter ácido fólico, potássio e fibras, também ajuda na produção da bile”, diz a nutróloga Cristiane Coelho.

One apple a day

Uma maçã por dia colabora para um processo contínuo de desintoxicação. “Ela é fonte de pectina, uma fibra solúvel que favorece a eliminação de resíduos alimentares que atrapalham o bom funcionamento do corpo”, explica a nutricionista funcional carioca Patrícia Davidson. Também é rica em flavanoides, que estimulam a produção de bile, fundamental para a limpeza do fígado. Dê preferência às maçãs orgânicas, já que a fruta é altamente contaminável por agrotóxicos.

Toque ácido

“O álcool acidifica o sangue, aumentando as toxinas. Para equilibrar, aposte na ação alcalinizante de alimentos como limão, laranja, couve e alface”, sugere o endocrinologista Filippo Pedrinola. Que tal um suco de limão batido com linhaça, superalimento que equilibra o trato intestinal?

Zero carbo

Se estiver de ressaca, opte por uma refeição rica em proteínas como carne vermelha e peixe, ignorando os carboidratos – a proteína exige mais esforço na digestão e, com pouco carboidrato disponível, o álcool é usado como fonte de energia. E lembre-se: enquanto estiver bebendo, o ideal é ingerir alimentos mais gordurosos, que diminuem  a velocidade de absorção do álcool pelo organismo.

 

Site: Vogue