Sabe aquelas pessoas que encostam a cabeça no travesseiro e no minuto seguinte já estão roncando? Se você torceu o nariz, é porque não é o seu caso e tem até uma pontinha de inveja desses seres sortudos. Revirar na cama e contar as horas que restam para ter que levantar é cena corriqueira na vida de quem sofre de insônia (recorrente ou esporádica).

Confira as dicas do especialista e tenha bons sonhos. Lembrando que nada dispensa uma consulta ao médico, viu?

 

Higiene do sono

Sabe escovar os dentes, tomar banho e lavar o rosto? O ritual antes de dormir deve entrar na mesma categoria de obrigação/hábito. Nosso organismo vai relaxando quando fazemos todos os dias algumas coisas antes de dormir. Com o tempo, o cérebro entende o que está por vir e vai entrando naquele modo de espera. Veja algumas medidas pra você tomar todos os dias à noite, até chegar nesse estágio:

 

-Estabeleça horários regulares para ir dormir e acordar. A rotina é muito importante nos primeiros dias de tratamento. O melhor é dormir no escuro e acordar no claro

– Tome chás calmantes ou um copo de suco de maracujá antes de dormir

– Os chamados medicamentos fitoterápicos têm bons resultados, desde que utilizados sem excesso. Algumas pessoas reagem muito bem e “reaprendem” a dormir com eles

– Se for possível, faça banho de imersão (banheira ou ofurô) por 30 minutos antes de ir dormir para relaxar a musculatura. Uma ducha quente também funciona bem

– Tente deixar o quarto o mais escuro e silencioso possível. Cubra pequenas luzes com fita isolante

– Durma em posição correta, de lado, preferencialmente à direita, com travesseiro na altura do ombro para que a cabeça e a coluna vertebral fiquem absolutamente alinhadas. Use um travesseiro entre as pernas ou as mãos juntas, entre as coxas

– Caso não durma em 20 minutos, levante da cama, tome um copo de água e volte depois. Ficar deitado horas tentando pegar no sono aumenta os níveis de estresse e atrapalha o sono

– Os aplicativos que monitoram a qualidade do sono são muito bem desenvolvidos e auxiliam bastante. Mas eles não substituem o exame de polissonografia (o exame médico adequado para estudo do sono)

 

Proibidões

 

– Cama é feita para namorar e dormir. Não se deve assistir filmes, jogar, fazer hora na cama. Entenda a cama como um templo do sono

– Estímulos luminosos, como computador, tablet e celular devem ser utilizados no máximo até duas horas antes de ir dormir. Lembre-se, o e-mail recebido às 22h será respondido da mesma forma às 7h da manhã do dia seguinte

– Não assista filmes barulhentos ou excitantes (com guerra, tiros, suspense) ou escute músicas agitadas antes de dormir

– Coma de duas a três horas antes de ir se deitar

– Não consuma bebidas alcoólicas. O álcool pode ajudar a pegar no sono, mas traz uma qualidade ruim para todas as outras etapas dele

– Exercícios físicos são muito importantes, mas o ideal é fazê-los pela manhã ou tarde

– Evite ficar pensando em muitas coisas quando for se deitar. Tenha pensamentos calmos e serenos e deixe as preocupações para o dia seguinte

 

Fonte: GLAMOUR