O que proporciona cor aos dentes é a dentina, tecido que está logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a camada mais externa e protetora. “Indivíduos podem ter os dentes naturalmente escuros ou amarelados e esse fato não parece ser influência pela ingestão de alimentos e ou bebidas excessivamente coradas”, afirma a cirurgiã-dentista Maristela Lobo, especializada em odontologia estética.

Porém, alguns outros alimentos de fato podem fazer com que os dentes fiquem manchados ou amarelados. Há dois tipos de alimentos que proporcionam este problema. Os que possuem a pigmentação excessiva, como o café e o suco de uva, e aqueles que são muito ácidos, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas.

A combinação entre esses dois alimentos favorece ainda mais as manchas nos dentes. Entenda por que essas comidas e bebidas podem levar a manchas e cor mais escura dos dentes e saiba o que fazer para prevenir.

 

Alimentos que mancham os dentes devido à coloração

Alguns alimentos possuem excesso de pigmentação. “Apesar de não parecer, o esmalte do dente é poroso, quando essas comidas e bebidas são consumidas com frequência e a higienização não é correta os dentes podem ficar manchados”, explica o cirurgião-dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose.

Confira quais são os principais alimentos que podem causar as manchas nos dentes:

Café, chá, açaí, beterraba, vinho tinto, molho de soja (shoyo), catchup, mirtilo (blueberry), suco de uva e refrigerante.
Alimentos que mancham os dentes devido à acidez

Alimentos excessivamente ácidos também favorecem as manchas nos dentes. “Isto porque quando eles são consumidos com frequência fazem com que o ambiente bucal fique ácido, que por sua vez potencializa a maior captação de pigmentos por parte dos dentes”, diz a cirurgiã-dentista Maristela Lobo, especializada em odontologia estética.

Confira quais são os principais alimentos que podem causar as manchas nos dentes:

Limão, a laranja, o kiwi, abacaxi e mexerica, e bebidas alcoólicas. Vitaminas efervescentes também são excessivamente ácidas.

 

Cuidados após o consumo dos alimentos

Um dos cuidados após ingerir os alimentos com pigmentação forte ou muito ácidos é fazer um bochecho com água. Também procure escovar os dentes cerca de 10 a 20 minutos depois da ingestão de alimentos ácidos.

 

 

Fonte: Site Minha Vida