Você consegue diferenciar se o seu cabelo está caindo ou quebrando?

Uma dica para saber é fazer uma avaliação em casa: puxe os fios levemente entre os dedos e verifique se eles caem com uma massinha branca na ponta. Se isso ocorrer, é porque está havendo queda e não quebra.

Queda de Cabelo

A queda de cabelo pode estar ligada a problemas emocionais e hormonais. Especialistas afirmam que, normalmente, caem em média 100 fios por dia, uma quantidade para as pessoas que têm, em média, 70 mil fios de cabelo. Porém, quando a queda incomoda e parece anormal, é importante verificar informações com um dermatologista para que ele veja qual é a causa do problema e ofereça um tratamento específico. Geralmente, a calvície nas mulheres atinge a região da frente e as laterais do cabelo, não se espalhando por todo o couro cabeludo.
Em algumas mulheres, a queda pode ser a disfunção hormonal, devido a problemas na tireoide e na hipófise, estresse emocional, doenças crônicas como diabetes, câncer e dietas alimentares são outras causas para a perda de cabelo.

Quebra de cabelo

A quebra pode ser notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios. A quebra de cabelo acontece quando o fio não cai pela raiz e sim sofre algum estresse que o deixa enfraquecido. Fatores ambientais como o excesso de sol e de vento, mudanças bruscas de temperatura, o cloro da piscina e processos químicos podem deixar os fios quebradiços.
Outras causas da quebra: Procedimentos químicos como alisamento, tintura e relaxamento; escovações exageradas e doenças consumptivas — aquelas que consomem o corpo como câncer e tuberculose.
Nesse caso, a solução é corrigir o que causou o problema (suspender o uso de química, usar shampoo antiquebra, consumir menos frituras e ingerir mais alimentos naturais).

 

Ao notar alguma diferença nos cabelos, é importante não deixar passar muito tempo e procurar um médico especialista. Ele será capaz de encontrar as causas dos problemas e oferecer as melhores soluções para seus fios.

 

Fonte: Beleza e Saúde