A escova progressiva é a salvação para quem deseja ter o cabelo lisinho. O método tem esse nome pelo efeito gradual: a cada aplicação, os fios vão ficando mais finos e com menos cheios. Vale lembrar que esse tipo de escova não serve para alisar cabelos crespos ou muito cacheados. Nestes casos, o resultado é apenas a redução do volume e cachos domados.

Mesmo já tendo muitas adeptas, ainda existem muitas dúvidas sobre ela, principalmente sobre os cuidados em casa depois da escova feita no salão. Mas não existem segredos.

Depois da aplicação, não é recomendado usar shampoo para cabelos danificados, anti-frizz ou anti-resíduos para limpeza profunda, pois eles aceleram a retirada da química dos fios, fazendo que a escova dure menos que o previsto.

O efeito da escova progressiva geralmente dura cerca de três meses, dependendo dos cuidados que se tem com o cabelo.

Os shampoo mais indicados para a manutenção da escova progressiva são os com pH neutro e os específicos para cabelos quimicamente tratados.

O principal entre os cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. A cada 15 dias ou pelos menos uma vez por mês, faça uma hidratação profunda com queratina. Se não puder ir ao salão, hidrate em casa mesmo. O importante é não descuidar.

Para isso, aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade natural dos fios.

Para quem costuma secar o cabelo usando o secador, a dica é não se esquecer de usar um protetor térmico antes. Isso evita que as escamas dos fios se abram e o produto usado para a progressiva seja retirado.