O pó translúcido é muito usado na finalização da maquiagem e, se você é apaixonada por make, provavelmente já conhece bem esse produto. Mas será que você sabe TUDO sobre as funções do pó translúcido e como usá-lo da melhor forma possível para deixar a maquiagem perfeita?
Para te ajudar a tirar as dúvidas, preparamos essa matéria com tudo o que você precisa saber sobre o pó translúcido. Vem aprender o que é, como usar da melhor forma e até como fazer para ele não estourar na hora de tirar fotos com flash.

O que é o pó translúcido?

O pó translúcido é usado, principalmente, para selar a maquiagem e fazer com que ela dure mais tempo. Ao contrário do pó compacto, o translúcido é soltinho e bem fino, ideal para deixar aquele efeito matte na pele. Como ele também não tem cor, não afeta o tom da base ou de outras partes da make.

Como usar o pó translúcido na maquiagem?

Por ser um produto muito versátil, ele pode ser usado de várias formas diferentes. O mais comum é finalizar a pele com o pó translúcido, usando um pincel grande e bem macio, para selar a maquiagem e dar o efeito matte para o rosto. Além de fazer a make durar bem mais, isso ajuda a controlar o excesso de oleosidade na pele.

Mas você também pode usar o pó soltinho para outras finalidades. Sabe aquele batom que você ama, mas tem a cobertura cremosa? Se quiser deixá-lo bem matte, você pode finalizar passando uma camada fina de pó translúcido por cima: a cor não se altera mas a cobertura fica fosca.

Já se o seu corretivo costuma craquelar abaixo dos olhos, usar um pouquinho de pó translúcido para selar pode ser uma boa ideia. Ele preenche os sulcos na pele, deixando a região mais lisinha e evitando que o resultado fique craquelado.
Além disso, sabia que o pó translúcido pode ajudar a dar mais volume para os cílios? A dica é passar um pouco do produto sobre os cílios entre as camadas de máscara. Ele forma uma espécie de filme ao redor dos fios e ajuda a deixá-los mais volumosos e dar mais destaque para o olhar. Incrível, né?

Como evitar que o pó translúcido estoure no flash?

Alguns produtos podem fazer com que a maquiagem fique esbranquiçada, principalmente quando você tira fotos com flash. Talvez você já tenha percebido aquela base que faz seu rosto ficar branco na foto, né? E, às vezes, isso também pode acontecer com o pó translúcido. Mas não precisa se preocupar: dá para evitar o problema com essas dicas:

Teste o produto antes de comprar: na hora de escolher o seu pó translúcido, é importante testá-lo para ver o efeito na pele. Se ele já ficar meio esbranquiçado, provavelmente seu rosto vai ficar branco nas fotos. O ideal é que o pó translúcido fique invisível na make.
Esfume bem o pó na maquiagem: a forma de aplicar o pó translúcido também influencia no resultado final. Algumas pessoas exageram na quantidade, para selar melhor a maquiagem, mas isso não garante o resultado. O melhor é esfumar bem o pó e evitar que ele fique acumulado em algumas partes do rosto.
Se possível, tire fotos com luz amarela: se puder, dê preferência à luz amarela na hora das fotos. Ela se aproxima mais da luz natural e ajuda a evitar que o rosto fique branco.

 

Fonte: Tudo Sobre Make