Até mesmo as mais experientes e antenadas nas tendências de maquiagem reconhecem que suas primeiras produções tiveram mais deslizes do que acertos. Chega a ser triste pensar que erros comuns como aplicar base em excesso no rosto ou sair de casa parecendo um fantasma de tanto pó fizeram parte do passado, né? Mas, agora que a prática e o conhecimento já são dois grandes aliados, nada de relembrar as vergonhas que já lá vão: é hora de ensinar as iniciantes no mundo da maquiagem com as dicas de beleza que gostaríamos de ter escutado lá atrás nas primeiras produções. Confira 5 dicas infalíveis para saber como acertar na maquiagem desde o começo!

1. Use produtos no seu tom de pele
Parece uma dica simples, mas boa parte dos problemas na maquiagem começa em um momento crucial: a escolha do tom para base, corretivo e pó da make. Geralmente, o problema das iniciantes é não saber que, além da cor, é preciso também analisar o tom de fundo – ou sub-tom – dos produtos, por isso, vale reforçar: siga o passo a passo para encontrar o tom perfeito para sua pele antes de arriscar. Ninguém quer ficar com a cor do rosto diferente da do pescoço, ou sair com a maquiagem branca nas fotos por causa do efeito “fantasma”, né? Quem avisa, amiga é!
2. Sobrancelhas são importantes
Elas são a moldura dos olhos e fazem toda a diferença na expressão facial: só por esses motivos já fica bem claro que as sobrancelhas merecem ter uma atenção especial! Não só na hora de tirar os pelinhos em casa ou no salão, mas também no momento de preenchê-las para deixar a maquiagem bem finalizada, é importante entender qual é o formato desejado ou que mais combina com você. Pode apostar: essas dicas são preciosas para que as suas makes deem sempre certo!
3. Negras também podem usar batons de cores vibrantes
Quem foi que disse que negras só podem usar batons nude ou mais clarinhos? Se você, mulher negra, quiser partir para os tonalidades escuros e se aventurar nas possibilidades divertidas e coloridas, SE JOGUE! Tudo é possível quando se fala de maquiagem e, mesmo que alguns batons coloridos fiquem mais destacados em determinados tons de pele, não existe limitação para brincar com as texturas e cores. Nada impede que um batom azul seja usado por qualquer apaixonada por maquiagem que queira sair do comum e inovar no visual!
4. Olho tudo e boca tudo pode, sim!
Se alguém um dia te disser que quando a make de olhos estiver muito intensa a boca deve ficar mais apagada – ou vice-versa -, lembre-se: quem manda na sua maquiagem é você, viu? É claro que alguns truques podem ajudar a harmonizar melhor a “make tudo” e deixar a produção super bem elaborada, mas, só para constar: pode ter olho preto e batom vermelho, olho colorido e boca colorida ou seja lá o que estiver combinando com seu humor. Vale tudo!
5. Pratique em casa sempre que puder
Por fim, a dica de ouro é lembrar que o caminho até a make perfeita só é garantido com muuuita prática! Sendo assim, assistir tutoriais que mostrem dicas de maquiagem e tentar pôr em prática o que você vê na internet e no Instagram quando estiver em casa – mesmo se não houver um evento marcado na agenda – é a melhor maneira para se tornar uma expert. Nada se aprende do dia para a noite, muito menos maquiagem!

Fonte: Tudo Sobre Make