O smokey eye é uma das técnicas de beleza com espaço reservado no pódio dos beauty looks clássicos. O esfumado sutil, com degradê entre sombras, é favorito entre as apaixonadas por make e ainda ajuda a destacar o olhar. O resultado? Produções poderosas e com pegada glam. E o smokey eye não se restringe apenas às sombras neutras, dá para transformar o visual com um toque de cor por toda a pálpebra ou até mesmo no cantinho interno. Os tons avermelhados, por exemplo, são tendência certa e já tomaram o lugar do clássico marrom.


Diferente de diversas outras técnicas, o esfumado não é missão tão simples assim. É importante apostar em pincéis específicos, com bastante cerdas, sombras pigmentadas e, o mais importante, entender o formato dos seus olhos para marcar o côncavo na medida certa. Mas, se você acha que o smokey vai muito além das suas habilidades, separamos algumas dicas para iniciantes que vão transformar a sua maquiagem. Papel e caneta na mão para anotar:
Antes de tudo, aposte em uma boa paleta com várias opções de sombras. As neutras são ideais porque garantem muitas maquiagens diferentes, porém, também dá para escolher tons mais puxados para o cobre, rosa, vermelho e até colorido.

Se você é do time que não sabe fazer absolutamente nada, simples: escolha uma sombra iluminadora poderosa, aplique em toda a pálpebra e suba um pouquinho no sentido do côncavo – esse ossinho um pouco acima do centro dos olhos. Depois, dê o truque com o lápis preto macio bem rente aos cílios superiores e inferiores. As sombras cintilantes são ótimas porque não borram nos olhos.

E, sim, dá para fazer o smokey com o lápis preto! Você vai precisar de um escuro bem macio, aplicar rente aos cílios e esfumar com um pincel de precisão, cotonete ou com os próprios dedos. Se quiser dar o truque, volte com uma sombra preta bem macia e passe por cima do esfumado com o lápis, isso vai potencializar o efeito e ainda ajudar a selar o produto. Mas importante: corrija bem as suas olheiras antes, ok? A região precisa estar bem iluminada para não dar a sensação de áreas escuras.

Escolha um bom pincel de esfumar! Eles precisam ter cerdas macias, em bastante quantidade e, de preferência, longas. Um bom pincel faz toda a diferença no smokey e ajuda a criar o degradê sutil entre as sombras. Ah, as cerdas naturais são as melhores opções porque esfumam com mais facilidade.

Comece com uma sombra cremosa! Esse tipo de produto é supermacio e dá para aplicar com os próprios dedos. É só passar em toda a pálpebra, côncavo e rente aos cílios inferiores com um pincel fininho. Como elas são bem pigmentadas, parece até que você mesclou diversos tons e perdeu vários minutos no esfumado.

Truque dos bons: escolha um tom de marrom escuro e aplique com um pincel chanfrado rente aos cílios superiores, como se fosse um delineado mesmo. A ideia é traçar um risco bem rente e, depois, esfumar esse risquinho com os dedos. O resultado é supernatural e ainda valoriza o olhar. Ótima opção para o dia a dia, certo?

Por que não trocar a sombra nude clássica por um tom rosado? As cores claras são mais fáceis de esfumar e não mancham como o preto e marrom, por exemplo.

Se você é iniciante, vá em um tom de sombra em vez de mesclar vários. O marrom é indispensável e pode ser aplicado em toda a pálpebra e na parte inferior dos olhos.

 

Fonte: Seal the Look