Novas fórmulas e escolhas espertas garantem que você saia bonita na foto, mesmo suada. Saiba o que pode usar e o que evitar

Quer saber quais os mitos e no que investir? Conversamos com o dermatologista Alberto Cordeiro sobre o assunto:

O que pode e o que não se deve usar?
Sugiro fazer uma maquiagem leve e apostar em produtos multifuncionais, como filtro solar com base, que já faz uma proteção da luz visível (branca) utilizada nas academias – a vilã que mancha a pele. Existem também vários BB creams com efeito de base.

Qual a ordem de aplicação?
Para não ter erro, o protetor solar é sempre o último. Use corretivo e rímel à prova d’água e, por fim, o protetor solar com base para finalizar.

Usar make para malhar obstrui os poros?
Sim, por isso sugiro usar protetor solar com base ou base com protetor. Uma maquiagem mais pesada e com camadas de diferentes produtos obstrui os poros e atrapalha a transpiração. Assim, o suor não consegue vazar totalmente, podendo resultar em erupções e inflamações, além da sensação de que a pele está mais ressecada por não estar respirando.

Devo passar filtro solar antes da natação em piscina fechada também?
É um preciosismo. Não é isso que vai fazer alguma diferença na pele porque, por mais que seja resistente à água, uma parte do protetor solar vai sair naturalmente com o atrito/ contato. Em piscinas fechadas a pele vai estar em contato com a água e não tanto com a luz visível (a luz branca) o tempo inteiro.

Como tratar a pele oleosa, que fica ressecada depois de malhar por causa do suor e do banho quente?
É muito comum a pele ficar desidratada, precisando de cuidados depois da malhação intensa por conta das muitas trocas com o meio externo. O principal cuidado é sempre investir na hidratação. A pele pode estar oleosa e pode estar desidratada ao mesmo tempo. A pele oleosa pode estar desidratada por baixo e, às vezes, pode causar uma oleosidade de rebote por falta de hidratação. O cuidado é sempre hidratar essa pele com produtos na forma de sérum, que são hidratantes mais leves, e usar água fria para lavar o rosto, nunca quente, pois ela é um dos fatores que causa a desidratação.

 

Fonte: Glamour