Se você ainda não sabe o que é ou para que serve um produto translúcido na maquiagem, veio ao lugar certo! De cara, já vale adiantar que o efeito translúcido tem tudo a ver com a durabilidade e fixação da make no rosto – e ele pode ser um aliado tanto para o dia a dia quanto para as maquiagens de festa, viu?

Continue lendo a matéria para saber quando, como e onde usar o pó translúcido na sua produção sem errar!

O que é e para que serve um produto translúcido?

Os produtos translúcidos podem ser encontrados em forma de pó compacto ou soltinho e em geral na cor branca – mas não precisa se assustar! Depois de aplicado, esse pó deixa um acabamento completamente transparente. Ele serve para fazer a função matificante e anti-brilho no rosto, e a ideia é usá-lo como uma camada fina e invisível na pele!

E para que usar o efeito na make?

Principalmente para fazer a maquiagem durar beeeem mais, já que ele fixa os produtos de make no rosto, impedindo que a base e o corretivo craquelem ou se acumulem nas linhas da pele.

Por que usar o efeito translúcido na maquiagem?

Além da função de dar mais fixação para as makes, existem muito outros motivos para se usar um produto translúcido no rosto, viu? Alguns deles são:

– Para definir melhor o acabamento da make: quando a base parece não aderir bem ao rosto, as partículas fininhas do pó translúcido podem ajudar a esconder as imperfeições e deixar a aparência leve;

– Para uma sessão de fotos ou ocasião especial: por melhorar o acabamento da make e deixá-la beeem mais duradoura, o pó translúcido é um ótimo aliado para deixar o look intacto no dia do casamento ou numa sessão de fotos para formatura, por exemplo;

– Para controlar a oleosidade no rosto: justamente porque o pó translúcido também pode ser aplicado logo no pós-make ou ao longo do dia para controlar o brilho nas regiões mais oleosas da pele;

Como e onde aplicar o pó translúcido na produção:

Para saber onde usar o pó translúcido, o primeiro passo é saber o que você quer como efeito na sua make:

– Se a ideia é deixar a maquiagem duradoura e suavizar o acabamento no rosto, vale aplicar o pó translúcido em todo o rosto, dando batidinhas ou fazendo movimentos circulares depois da base e corretivo.

– Agora, caso queira controlar a oleosidade em áreas específicas da pele, basta aplicar o produto translúcido nessas regiões – que em geral são nariz, testa e queixo, a zona “T”.

Dica extra: já ouviu falar na técnica baking? Ela usa o pó translúcido para “cozinhar” os produtos no rosto, valorizar o contorno facial e deixar o look ainda mais duradouro. Saiba mais sobre os detalhes clicando nesse link aqui.

Qual pincel usar: para evitar o efeito over ou rosto branco demais nas fotos, o segredo é recorrer ao pincel tipo leque ou, então, ao pincel de pó redondinho, com cerdas longas e bem cheio. Encoste ele com cuidado no produto, retire o excesso e espalhe esfumando bem!

Fonte: Tudo sobre Make