Se você é uma iniciante no mundo da maquiagem, é bem provável que a quantidade de produtos diferentes para fazer a base da maquiagem tenha te assustado: base, corretivo, pó, blush – fora os vários pincéis – parecem todos ter a mesma função, não é? Mas acredite, além de serem #realmente diferentes, eles também são indispensáveis para, juntos, entregarem a pele perfeita no look! Agora, se você precisa de uma ajudinha para entender qual é a função de cada item e, principalmente, aprender como usá-los na produção da make diária ou da balada, confira agora o manual e tire todas as dúvidas.

Base é o primeiro passo da make

Função: fundamental nas maquiagens nossas de cada dia, a base é o primeiro item que merece todo amor e atenção de quem é apaixonada por make. Ela pode ter diferentes tipos de acabamento e cobertura (tudo depende da produção que se deseja fazer) e é a responsável por uniformizar a pele, dar mais brilho ao rosto e suavizar imperfeições como manchinhas e olheiras. Em resumo, a make perfeita sem ela simplesmente não existe, viu?
Como usar: depois de escolher aquela que melhor se adequar ao seu tom de pele, o segredo é aplicar o produto por todo o rosto (sem esquecer os cantinhos) usando um pincel ou esponjinha de maquiagem.

Corretivo deve ser aplicado logo depois da base

Função: feito para corrigir, como o próprio nome sugere, o corretivo é o item de make que termina de fazer o serviço iniciado pela base. Se as olheiras ou manchinhas ainda estiverem aparentes na produção, basta usar um pouquinho desse produto (seja na versão líquida, cremosa, bastão ou lápis) e iluminar o rosto com bastante capricho!
Como usar: a melhor maneira de usar o corretivo, especialmente nas olheiras, é aplicando a técnica do triângulo invertido com a ajuda também do pincel, esponja ou até mesmo com a pontinha dos dedos.

Pó ajuda a selar a maquiagem da pele

Função: após aplicar o corretivo e a base, é a vez do pó entrar na jogada! Ele é aquele item que vai selar os dois outros produtos usados para uniformizar a pele, garantindo uma melhor fixação deles na produção e controlando o brilho excessivo na pele. Aqui, vale o pó compacto, translúcido, solto ou mineral. Você é quem escolhe!
Como usar: a melhor forma é começar a espalhar o produto no rosto a partir do centro da face com a ajuda do pincel específico e espalhar o pó levemente até as extremidades da face.

Bronzeador serve para ajuda a realçar o rosto

Função: quem não gosta de um bom contorno facial, não é mesmo? Pois essa é uma das funções do pó bronzeador na make! Por ser levemente mais dourado ou marrom, ele é perfeito para fazer o jogo de sombras nos locais específicos do rosto, criando a sensação de traços mais finos.
Como usar: com um pincel específico, comece o contorno aplicando o bronzer na linha abaixo da bochecha e nas laterais do nariz e, depois, esfume bem. No entanto, se a ideia é fazer um contorno próprio para o seu tipo de rosto, clique aqui e anote as dicas!

Blush dá ar mais saudável para a maquiagem

Função: em diferentes versões, seja em pó, creme ou líquido, a ideia do blush é levar um ar mais coradinho ao rosto, dando um toque de cor mais rosado às bochechas e deixando a make mais fresh e impecável.
Como usar: para uma aplicação perfeita, o segredo é colocar a corzinha nas maçãs do rosto usando um pincel – sempre com leveza para não pesar muito o look.

Iluminador traz um toque de luz para o rosto

Função: queridinho das fashionistas, o iluminador é o toque final para deixar a pele com aquele glow incrível, seguindo a mesma ideia do blush de deixar um ar saudável na make. Disponível nas versões líquida, em pó ou bastão, esse item é perfeito para arrematar a produção com muito mais elegância e, é claro, bastante brilho.
Como usar: para deixar a produção impecável, o segredo é usar um pincel ou a pontinha dos dedos e aplicar o iluminador nas têmporas, centro do nariz e arco do cupido, que são os locais naturalmente iluminados quando expostos à luz do sol.

 

Fonte: Tudo Sobre Make