Não dá para dizer que a maquiagem está completa sem um toque corado nas maçãs do rosto, não é? Por isso, o blush e o bronzer são tão indispensáveis – seja para acompanhar o look do dia a dia ou completar a produção de festas.
Mas, ainda que tenham funções parecidas, você sabia que os dois produtos têm efeitos diferentes e a escolha de um ou outro pode mudar completamente o resultado final da make? Saiba mais detalhes e descubra quando apostar em cada um.

Blush é ideal para deixar a pele mais coradinha

Se a ideia é deixar as bochechas com um toque de cor mais marcante, não precisa nem pensar duas vezes: aposte no blush! Nas versões puxadas para o rosa, principalmente, ele garante um efeito corado que entrega um ar saudável e ainda ajuda a destacar a região.
Pode ser usado com qualquer tipo de maquiagem se esse for o efeito desejado, mas para que o look não fique artificial, a dica é esfumar bastante com um pincel de cerdas cheias para que o tom não fique muito forte e marcado nas maçãs do rosto. (E para saber a melhor maneira de usar de acordo com o seu formato de rosto, é só conferir essa matéria aqui).

Que tom de blush usar?

Além de esfumar bem o blush, para acertar no look, também é importante ficar atenta à escolha do tom. Veja as melhores opções para cada cor de pele:

Pele clara: Para um efeito mais natural, aposte nos beges, rosados ou puxados para o pêssego.
Pele morena: Tons terrosos, com pigmentos dourados, são os ideais.
Pele negra: Vinho e marrom são os mais indicados para que o look não fique artificial.

Bronzer deixa a make mais natural e iluminada

Quando a intenção é exibir a pele com um toque corado mais natural, como se tivesse sido bronzeada pelo sol, é melhor deixar o blush um pouco de lado e escolher o bronzer para completar a maquiagem.
Marrom ou puxado para o dourado, esse produtinho é ideal para quem não gosta do efeito rosado nas maçãs do rosto e quer uma alternativa ao blush para não abrir mão do toque corado que completa a make. E nas versões em que aparece com pigmentos brilhosos, ainda funciona como um iluminador e deixa a produção com o ar glowy que está super em alta.

Como aplicar o bronzer?

Além de deixar a pele com um bronzeado mais natural, outro detalhe que diferencia o bronzer do blush é o fato dele não funcionar apenas nas maçãs do rosto: o queixo, o maxilar e a linha da testa também podem ganhar um toque mais corado com o produto. Veja como fazer a aplicação correta:

1 – Usando um pincel macio e com cerdas arredondadas – o ideal para que o bronzer não fique marcado -, aplique o produto nas partes mais altas das bochechas e vá esfumando para cima com movimentos circulares.
2 – Agora, aplique o pó em toda a linha da testa e esfume bem do centro em direção às laterais;
3 – Dê uma pincelada com o produto que sobrou no pincel na pontinha do queixo;
4 – Por fim, para deixar a sua make com toque bronzeado completa, aplique o bronzer na linha do maxilar – ou seja, abaixo da orelha em direção ao queixo – e esfume bastante.