O nosso humor tem uma relação direta com a forma como nos sentimos, no entanto, poucos reconhecem o impacto de certas emoções na saúde – o que pode até se refletir na aparência da pele e dos cabelos. Sentir irritação, discutir, se apaixonar, rir incontrolavelmente… todos esses sentimentos atuam de formas diferentes no organismo, tendo suas vantagens e desvantagens. Confira algumas das reações causadas pelas variações de humor no seu corpo!

DISCUTIR DE FORMA INTENSA PODE DIMINUIR A IMUNIDADE DO CORPO

Durante uma discussão acesa, é provável que você sinta a sua pressão subindo aos poucos – e é exatamente isso que acontece. Além de provocar essa subida momentaneamente, o problema também se reflete toda a vez que você pensar no incidente nos dias seguintes. Além disso, um estudo realizado na Ohio State University comprovou que casais que discutem regularmente têm uma velocidade de cicatrização diminuída, causada pelo aumento de moléculas que provocam inflamações e são associadas à artrite, diabetes, problemas de coração e até câncer.

APAIXONAR-SE DESENVOLVE A CAPACIDADE DO CÉREBRO E ACALMA A MENTE

Ao contrário de uma discussão, a sensação de se apaixonar só entrega coisas boas ao corpo! Quando isso acontece, o organismo libera um hormônio chamado ocitocina, que melhora a memória e proporciona o crescimento de novas células no cérebro. Além disso, o sentimento também entrega um bem estar geral, acalmando a mente e também a pele, já que melhora a capacidade de recuperação inflamatória, evitando a sensibilidade.

RIR DE FORMA INCONTROLÁVEL REDUZ O RISCO DE ATAQUE CARDÍACO E QUEIMA CALORIAS

O riso também traz benefícios para o organismo: estudos da Universidade da Califórnia indicam que rir relaxa os músculos mais tensos e reduz a produção de hormônios causadores de estresse. Além disso, o ato também diminui a pressão sanguínea e ajuda na absorção de oxigênio pelo sangue, reduzindo o risco de ataque cardíaco. No caso do riso incontrolável, existe ainda outra vantagem – queima calorias! Algumas pesquisas comparam o ato de rir 100 vezes equivalente a um treino de 15 minutos na bicicleta ou 10 minutos no aparelho de remo.

ESCONDER A IRRITAÇÃO PODE AUMENTAR O RISCO DE UM DERRAME CEREBRAL 

Conter ou liberar a raiva? Ambas as ações trazem os mesmos malefícios para a saúde: aumento de pressão, risco de ataque cardíaco e até câncer. No entanto, esconder a sua irritação pode aumentar também a tendência ao derrame cerebral e causar as mesmas reações que o estresse. Na beleza, isso se reflete como pele seca e áspera, olheiras fundas e escuras e queda de cabelo.

SENTIMENTO DE GRATIDÃO PODE AUMENTAR A IMUNIDADE

Nos momentos em que você se sente grato pelo que tem – seja a sua família, sua casa, umas férias – a sua imunidade melhora automaticamente, ao mesmo tempo que a sua pressão baixa. Assim como com o amor e a paixão, é liberada ocitocina, que faz com que o sistema nervoso relaxe e exista uma relação mais harmoniosa entre o cérebro e o coração, fazendo com que esses órgãos operem de forma mais eficaz.

MELANCOLIA E TRISTEZA PODEM CAUSAR INSÔNIAS E ATÉ DOR FÍSICA

Aquele sentimento de tristeza, pessimismo e melancolia sem causa aparente é, muitas vezes, associado a baixos níveis de serotonina e dopamina – neurotransmissores de bem-estar. Estes sentimentos aumentam os sentimentos de dor física, além de causarem ansiedade e até insônia.

 

Fonte: Beleza Extraordinária