O ponto vermelho aparece assim, do nada, no queixo, no nariz, na bochecha… E, por mais que você queira esconder a idade, vamos combinar que a época de adolescente passou há tempos! A tal da acne adulta, como é chamado quando uma mulher feita começa a ter espinhas, pode ter causa hormonal ou ainda pode surgir por culpa de stress ou, ainda, por você dormir maquiada (e basta uma noite para sua pele se ressentir). Com esses 6 passos, você vai ficar bem longe dessa chateação!

2

1 Limpe

A limpeza da pele é o passo inicial (e obrigatório) não só para quem sofre com a acne adulta, mas para todos os tipos de pele. “Pela manhã, lave a pele com um sabonete facial apropriado e finalize essa limpeza com um tônico (peles secas e normais) ou adstringente (peles mistas ou oleosas)”, ensina a dermato Carla Vidal. À noite, limpe a pele primeiro com um demaquilante — para tirar o excesso de make — e de sujeira e só depois parta para o mesmo sabonete e depois tônico ou adstringente. “Uma pele limpa tem menos tendência a sofrer com acne adulta quando comparamos com uma pele que não passa pela limpeza diária adequada”, fala a médica.

 

2 Tonifique

Sim, precisa usar o tônico. “A limpeza precisa ser finalizada. Por mais que se use um bom sabonete facial, só ele não fará a “faxina” necessária para deixar a pele completamente limpa”, diz Carla. Tônico é o produto mais indicado para quem tem peles secas ou normais. Quem tem pele mista ou oleosa faz uso de um adstringente, que também ajuda a “chupar” a oleosidade excessiva da pele. “Vale lembrar aqui de duas coisas: use somente o que for indicado por um dermatologista e cuidado com a automedicação. Se sua amiga te indica um produto e sua pele for oposta à dela, você certamente vai piorar o problema da sua pele ou, ainda, ganhar novos outros.”

 

3 Hidrate

Isso mesmo! “Toda pele precisa de hidratação, independente do seu tipo. Hidratação vem de água e não de sebo, coisas completamente diferentes”, explica a dermatologista. Para hidratar sem afetar a oleosidade da pele, você precisa buscar texturas que sejam livres de óleo. “Géis, séruns e outros veículos mais leves são os ideais para quem tem pele oleosa, mas faz questão de manter uma pele hidratada corretamente.”

 

4 Proteja

Aplicar protetor solar é básico, por todos os motivos que você já conhece (evitar câncer de pele, rugas precoces…) e também porque as espinhas podem se transformar em manchas! Isola.

 

5 Maquie e demaquile com cuidado

Limpar, hidratar, proteger e tratar são os passos básicos para manter uma pele saudável e bem cuidada. Maquiagem que vai além da make e funciona como tratamento também é indicada, desde que você limpe a pele depois. A pele precisa respirar. “Imagine que uma base, mesmo que ela tenha ácido salicílico, por exemplo, continua sendo uma base – que serve para cobrir a pele e disfarçar suas imperfeições. Dormir com um produto que promete mascarar suas imperfeições vai, certamente, entupir os poros, o que vai piorar a acne”, finaliza ela.

 

Fonte: Beleza na Web