O verão já está dando boas-vindas e vale ficar de olho nos cuidados com o cabelo! A época costuma ressecar os fios por conta da exposição solar e da água do mar e da piscina – sem contar as lavagens, que aumentam por conta da oleosidade no couro cabeludo. Além de apostar nas tradicionais máscaras de hidratação, há outros hábitos e truques que você pode colocar em prática nos meses de calor. Confira!

 

1 – JATO DE ÁGUA FRIA NOS FIOS!

Lavar o cabelo com água fria é um dos truques que você pode levar para a vida, e no verão, só tem vantagens: a temperatura alta ajuda a diminuir a oleosidade do couro cabeludo, fechar as cutículas dos fios e, de quebra, garante brilho extra às madeixas.

 

2 – AO SAIR DO MAR OU DA PISCINA, ÁGUA DOCE NOS FIOS!

Se você estiver na praia ou na piscina, tente lavar o cabelo com água doce logo em seguida, para retirar o sal e o cloro, que podem ressecar as madeixas. Se não tiver chuveiro por perto, o truque é carregar uma garrafinha de água. A gente garante que vale a pena!

 

3 – FAÇA UMA UMECTAÇÃO EXPRESS PARA HIDRATAR O CABELO

Você já ouviu falar na umectação? A técnica, que começou com as crespas e cacheadas, mas que pode ser feita em todos os tipos de cabelo, nada mais é do que proteger o cabelo da limpeza excessiva do shampoo (que pode ressecar as madeixas) com um óleo capilar. Você pode apostar no truque se costuma lavar os fios todos os dias, por exemplo. Basta aplicar um óleo da raiz até as pontas nos cabelos secos, deixar agir por cerca de 5 a 10 minutinhos, e em seguida lavar normalmente com shampoo e condicionador. O resultado são fios mais brilhantes, macios e hidratados.

 

4 – EVITE O CABELO VERDE NA PISCINA!

Se você tiver mechas ou cabelo loiro, precisa evitar que o cloro da piscina deixe os fios esverdeados. Um truque é aplicar óleo capilar em todo o cabelo antes de mergulhar, para que o produto crie uma camada e não deixe o cloro entrar nos fios.

 

5 – USE UM FINALIZADOR COM PROTEÇÃO SOLAR

Um truque para evitar frizz, ressecamento e fios queimados é usar um finalizador com FPS – pode ser um creme de pentear, um leave-in ou um óleo capilar. O truque é aplicar após as lavagens, com o cabelo úmido, mesmo em dias mais nublados.

 

6 – SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS PARA CABELOS OLEOSOS

Se você sofre com a oleosidade excessiva dos cabelos no verão, um truque é apostar no shampoo anti-resíduos. O produto faz uma limpeza profunda, removendo os resíduos que acabam não saindo com o shampoo tradicional. O truque é usar, pelo menos, uma vez por semana. O resultado são fios mais soltinhos e com movimento.

 

Fonte: Purepleople