Deixar os cabelos loiros já passou pela cabeça da maioria das mulheres, seja com luzes, mechas, californianas, balaiagem. O tom realça a beleza feminina e chama a atenção, mas manter um cabelo clareado saudável exige trabalho. O processo de descoloração é agressivo: todas as cutículas do cabelo são abertas e têm as suas moléculas de melanina hiperoxigenadas durante a tintura. Por isso, as mechas merecem cuidados redobrados.

 

Luzes

Luzes é uma técnica para clarear e iluminar os cabelos. As luzes são mechas bem finas, que podem ser feitas por todo o cabelo ou apenas em pequenas partes. Os tons claros dão uma aparência queimada de sol e devem ser feitos em cabelos mais claros. Cerca de 50% dos fios são descoloridos neste processo, o que produz mechas sutis que se misturam à cor original do cabelo. Para cabelos mais escuros, o tom cobre ou mel são os mais indicados.

 

Descoloração

Há vários tipos de produtos descolorantes no mercado. As descolorações em pó ainda existem, mas agora possuem ingredientes especiais para evitar que os cabelos sequem ou escamem. Há também descolorações em forma de óleos e cremes, que são as melhores para manter os cabelos em boas condições.
Antes de fazer luzes, veja bem com seu cabeleireiro qual descolorante será usado para evitar que seus cabelos fiquem danificados e quebradiços.
Mechas

As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que a quantidade de cabelo a ser descolorida é maior. Mechas são mais largas, e podem ser feitas com descolorante ou tinta, dependendo da cor dos cabelos. Geralmente as mechas são mais visíveis que as luzes.
Reflexos

Os reflexos clareiam mais que as luzes e mechas, pois a quantidade de fios iluminados é bem maior. As cores são claras e bem definidas. Geralmente os feixes são bem fininhos e os fios podem ser misturados com tons diferentes.
Balaiagem

Balaiagem são algumas mechas misturadas à cor do cabelo. É um processo mais discreto, pois é aplicado a uma pequena quantidade de cabelo. São faixas um pouco mais grossas que as luzes, e os tons utilizados são próximos à tonalidade natural dos cabelos. O resultado do processo passa a ideia de cabelos levemente iluminados pelo sol, pois os fios não ficam muito marcados.
Mechas ou Luzes Californianas

Nas luzes californianas as pontas dos cabelos ficam mais claras e a raiz mais escura. Elas dão mais luminosidade às extremidades e efeito de profundidade ao cabelo. Os fios ficam com aspecto de queimados do sol. O resultado final são cabelos com tons dourados, vindo em degrade desde a raiz até as pontas, do tom mais escuro ao mais claro.

 

Fonte: Beleza e Saúde