Quando o cabelo está com pontas duplas é porque, provavelmente, ele está ressecado. O motivo da quebra dos fios é a falta de hidratação e de nutrientes, como ceramidas e queratina, e as pontas são as primeiras a serem afetadas. Isso acontece porque elas são a parte mais “antiga” do cabelo – ao contrário da raiz – e, por isso, ficam mais fracas por não receberem a oleosidade natural do couro cabeludo. E para acabar com as pontinhas duplas, a tesoura não precisa ser sempre a solução: alguns tratamentos curtos e simples com os produtos certos podem ser feitos em casa. Confira 3 deles!

1. UMECTAÇÃO COM ÓLEO CAPILAR É TRATAMENTO RÁPIDO QUE SELA AS PONTAS DO CABELO

A umectação é uma nutrição feita com óleo capilar – antigo queridinho das mulheres na hora de selar as pontas. Na procedimento comum, o produto fica agindo em todo o comprimento dos cabelos por cerca de 2 horas ou durante a noite, para evitar o frizz. Mas para quem quer blindar os cabelos em poucos minutos, a dica é fazer uma umectação prática e rápida antes de lavar o cabelo, para evitar o ressecamento que o shampoo pode causar.
Como fazer: Escolha um óleo capilar para cabelos extremamente secos e aplique do comprimento para pontas. Se você tem cabelos cacheados ou crespos, vale também aplicar o produto na raiz. Deixe agir por alguns minutinhos e enxague os cabelos normalmente. Depois, é só lavar os cabelos com shampoo.

2. AMPOLAS CUIDAM DAS PONTAS DOS CABELOS AINDA NO BANHO

As ampolas são o tipo de produto que quem sofre com cabelos secos e quebradiços precisa ter em casa! Elas podem ser aplicadas no banho, em poucos segundos, para devolver nutrientes ao cabelos que estão ressecados. Nas pontas, as ampolas funcionam superbem porque ajudam a selar e a recuperar a fibra capilar, principalmente aquelas com bioceramidas.
Como usar: Lave os cabelos normalmente com shampoo. Enxague e aplique a ampola capilar em todo o comprimento dos fios, enluvando as pontas do cabelo para que o produto seja absorvido melhor. A dica é nunca esfregar as pontas para evitar ainda mais quebra. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, que pode variar de 3 a 5 minutos, enxague e passe o condicionador normalmente.

3. LEAVE-IN COM CERAMIDAS SELA E PROTEGE AS PONTAS DO CABELO

Ceramidas e queratina são os componentes mais importantes e também os mais perdidos porque são facilmente retirados em processos químicos ou com o uso do secador e da chapinha. Uma dica rápida para adotar no dia a dia, principalmente para quem não dispensa as ferramentas de calor, é ter sempre um leave-in de tratamento que contenha um desses nutrientes para aplicar nas pontas todos os dias, seja com os fios secos ou molhados – e principalmente antes de usar qualquer ferramenta de calor, porque as altas temperaturas ressecam e quebram o cabelo.

4. MÁSCARA PARA CABELOS DANIFICADOS HIDRATA E AJUDA A SELAR AS PONTAS DUPLAS

A máscara de tratamento é aquele produto que resolve vários problemas capilares de modo mais intenso porque concentra uma grande quantidade de nutrientes em apenas uma fórmula, que é absorvida rapidamente pelo fio. Em casa, a técnica pode levar cerca de 20 minutos: você pode aplicar o produto nos cabelos enquanto faz outras coisas, e depois, é só enxaguar. Na hora de procurar, a dica para quem está com pontas duplas são as máscaras para cabelos danificados, ressecados e que tenham passado por processos químicos.

 

Fonte: Beleza Extraordinária