Cuidar do cabelo com pouco ou nenhum xampu, técnicas conhecidas como  “low e no poo” pode parecer inimaginável a princípio, mas já é realidade de muitas mulheres que trocam ideias sobre o assunto em fóruns de mensagens nas redes sociais. Dentre as famosas, Débora Nascimento já aderiu. Mas quais são as vantagens de se utilizar as técnicas e para que tipo de cabelo elas são mais indicadas? O cabeleireiro Paulinho Neto, do Eron Araújo Creative Salon, fala sobre o assunto.

Low poo, do inglês “pouco xampu” é a técnica indicada para quem quer começar a se aventurar, mas ainda não quer deixar de usar xampu. “O low poo consiste em usar produtos menos agressivos para lavar o cabelo e não tirar, assim, os nutrientes que fazem parte do cabelo e o mantém saudável e bonito. É para lavar enquanto trata”, explica Paulinho. Os xampus low poo são aqueles livres de sulfatos ou com sulfatos leves em sua formulação, substâncias que ajudam a fazer espuma, mas além de tirar a sujeira, também removem lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo responsáveis pela saúde e beleza dos fios.
Depois de lavar com um xampu sem sulfato, você deve usar também condicionadores específicos. “O condicionamento é feito com produtos sem petrolatos, que são substâncias que, com o tempo, criam uma película protetora no fio e impedem que ele absorva nutrientes.”

Já na técnica do no poo (sem xampu), o cabelo é lavado só com condicionadores. A técnica de lavagem se chama co wash (ou conditioner wash, lavagem com condicionador). “É legal pensar que  já tem uma galera preocupada com o meio ambiente, já que esses tipos de produto agride menos a natureza”, explica Paulinho.

Fonte: O Globo

Veja abaixo alguns dos produtos que já estão no mercado para quem quer aderir às técnicas. Já existem opções para todos os bolsos. E o melhor é que todos esses produtos e muitos outros você encontra na IAP! Cosméticos.

 

Linha Botica Cachos da Bio Extratus- No Poo e Low Poo

Contém ingredientes suaves e naturais. Alta concentração de óleos vegetais com poder de hidratação e nutrição para tratar os cabelos cacheados de forma natural e eficaz.
FÓRMULA LIVRE: sulfatos, parabenos, óleos minerais, parafinas, derivados animais, corantes e silicones (a máscara possui silicones solúveis sem build up e todos os outros produtos são totalmente livres de silicones solúveis e insolúveis).

 

Condicionador de Limpeza Viva Cachos da Lange- No Poo e Low Poo

O Condicionador de limpeza Viva Cachos pode ser usado como condicionador de uso diário ou substituto do shampoo convencional para as adeptas da técnica Co Wash. Higieniza suavemente os fios, além de condicionar e restaurar os cachos rebeldes, minimizando seu efeito frisado e definindo cachos com maior durabilidade e leveza. Elaborado com Manteiga de karitê e Vitamina E que oferecem maior flexibilidade e resistência aos cachos.

 

Linha Cachos Sim da Haskell- Low Poo

Desenvolvida para mulheres poderosas, Cachos sim! é uma linha de produtos para cabelos crespos e cacheados, criada exclusivamente para ressaltar o melhor de cada cacho.
Colágeno + Óleo de Coco
O colágeno proporciona elasticidade ao fio e atua na retenção da água nos cabelos, hidratando e mantendo a forma dos cachos, além de prevenir a quebra.
O óleo de coco é rico em vitaminas E e possui alta afinidade com a fibra capilar. Atua como um poderoso antioxidante, além de nutrir e suavizar os cachos.

** O condicionador e o óleo de coco da linha também são liberados para a técnica “No Poo”.

 

Óleos de Umectação da Salon Line- No Poo e Low Poo

A linha Salon Line de Óleos de Umectação conta com quatro opções de diferentes fórmulas. Vale lembrar que todos contêm 100% de óleo vegetal, e o melhor: não aumentam a oleosidade dos fios.
A composição: livre de tudo que não trata o cabelo. Nada de petrolatos, nem silicones.

Manteigas Be(m)dita Ghee da Lola

Be(m)dita Ghee – Hidratação – Banana & Aloe Vera (No Poo)
A Banana, Aloe Vera, Oleo de Jojoba, Algas: São ricos em proteínas que fortalecem e hidratam os fios de cabelos enfraquecidos, de dentro pra fora, deixando os cabelos mais macios e brilhantes.

Be(m)dita Ghee – Nutrição – Abacaxi & Manteiga de Bacuri (Low Poo)
Contém ativos vegetais como Abacaxi, as manteigas de Bacuri e Cacau: que são remineralizantes e devolvem a fibra capilar os nutrientes que foram perdidos.

Be(m)dita Ghee – Reconstrução – Papaya & Queratina Vegetal (No Poo)
Possui ativos vegetais do Papaya, aminoácidos e queratina vegetal: que são remineralizantes e restauram a fibra capilar de dentro pra fora, deixando os fios mais fortes e resistentes.