Quem não gostaria de ter um cabelo bonito, sedoso e com brilho? O brilho do cabelo sempre foi tido como sinônimo de cabelo saudável. Para conseguir o efeito, os fios devem estar bem tratados, saudáveis, com as cutículas fechadas e com uma espécie de película protetora que retém brilho, refletindo assim a luz. Para ter um cabelo brilhoso, não basta usar um bom shampoo e condicionador, é necessário hidratar sempre, como manutenção, e não só quando os fios já estão ressecados.

 

Hidratação

 

O papel da hidratação é repor a água e o óleo, nutrindo os fios, entretanto, a hidratação não fecha as escamas abertas quando os fios estão ressecados e desnutridos. Neste caso, é necessário um tratamento que feche as cutículas, como a reestruturação ou cauterização feita em salão.

 

Tonalizantes

 

Os tonalizantes também tem a função de dar brilho às madeixas. Escolha um tom igual ao do seu cabelo para reavivar a cor e dar brilho.

 

Finalizadores

 

Condicionadores contendo agentes que formam uma película sobre o fio ajudam a fechar as cutículas e aumentam o brilho dos cabelos. Sprays de brilho, pomada, leave-in e silicones também podem contribuir com o brilho.

 

Alimentação

 

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada. Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam outros prejuízos, como queda de cabelos.

Veja alguns nutrientes que ajudam a  dar brilho aos cabelos.

Vitaminas do complexo B: ajudam a nutrir o couro cabeludo. Fontes: cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos;

Vitamina A: ajuda a fortalecer o cabelo. Fontes: fígado, gema de ovo, cenoura, pepino, brócolis;

Magnésio: é essencial na formação de proteínas como a queratina (que constitui os fios). Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio: a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

Sódio: ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Potássio: é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

Zinco: é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

 

Para manter o brilho você deve evitar

 

Lavar a cabeça com água muito quente. Água quente extrai todo o brilho do cabelo. Prefira-a morna e ao final, enxágue com água fria, o choque térmico no final ajuda a fechar a cutícula dos fios.

O sol, secador, mar e o cloro da piscina são vilões que também ressecam os cabelos. Por isso use sempre protetor solar para os fios e um antitérmico antes de realizar a escova.

Fazer dietas, a falta de nutrição deixa o cabelo fraco, opaco e sem vida.

Aplicar químicas em excesso, como tinturas, permanentes, escova progressiva e descoloração. Essas aplicações químicas roubam aminoácidos e queratina deixando o cabelo opaco.

 

Fonte: Beleza e Saúde