Criar um cronograma capilar para adotar uma rotina de cuidados e adaptá-lo de acordo com cada tipo de cabelo é o primeiro passo.

Muita gente acredita que manter os cabelos bonitos e saudáveis requer idas constantes ao salão de beleza. O problema é que bater ponto na cadeira do cabeleireiro toda semana é pouco viável para a maioria das mulheres, ainda mais em tempos de crise e com a rotina corrida. Para isso, selecionamos algumas dicas de como cuidar corretamente dos diferentes tipos de cabelo sem precisar sair de casa.
O primeiro passo é criar um cronograma capilar mensal: durante cada semana do mês, três procedimentos devem ser realizados nos cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis. As semanas um, dois e quatro são compostas de duas hidratações e uma nutrição, que devem ser feitas em dias alternados, com, no mínimo, 48 horas de espaçamento entre cada tratamento. Na semana três, são duas hidratações e uma reconstrução, procedimento que devolve a proteína dos fios com mais intensidade.
Vale lembrar que, após cumprir o cronograma oficial por algum tempo, você pode e deve fazer alterações na repetição dos procedimentos para adequar a rotina ao seu cabelo, sempre realizando pelo menos uma reconstrução por mês e não mais do que duas.

Cabelos ressecados

Com a exposição diária à poluição, sol e calor, as pontas tendem a ficar com aspecto ressecado. Por isso, a hidratação é a melhor solução. Para tratar os fios em casa, é importante apostar em máscaras de tratamento que contenham silicone ou que sejam à base de frutas e óleos vegetais.
Para eliminar o frizz, quando for refazer o cronograma capilar, aposte na nutrição, que pode ser realizada com óleos vegetais, como o de coco. Dê preferência a xampus com pH mais ácido ou neutro na hora da lavagem.

Cabelos tingidos

Após o processo de tingimento, é preciso ter cuidados especiais com os fios para mantê-los hidratados. Diminuir o número de lavagens é o primeiro passo para manter a cor viva por mais tempo. Lavar em dias alternados é o suficiente. Além disso, escolha produtos indicados para cabelos quimicamente tingidos.
Se o cabelo está perdendo o brilho, use um xampu tonalizante na mesma cor da tintura, o que aumenta a intensidade e ajuda a hidratar os fios, evitando o aspecto opaco e seco.

Cabelos cacheados

Quem possui cabelos cacheados tende a ter a raiz oleosa, o que exige mais cuidado. Lavá-los com água em temperatura amena e evitar penteá-los quando estão secos são as regras de ouro para evitar que se tornem quebradiços.
Após a lavagem, aplique um creme de pentear específico nos fios, massageando de cima para baixo para dar volume e definição. Na hora de pentear, escolha pentes de dentes largos, já que os mais finos tendem a danificar a fibra dos cachos.

Cabelos danificados

Para as adeptas da escova progressiva ou outros procedimentos químicos que mudam a aparência dos fios, o cronograma capilar é essencial para conter os danos causados ao cabelo com o passar do tempo.
Nesse caso, a reconstrução capilar pode ser realizada duas vezes ao mês, para que o cabelo se recupere com mais força e rapidez. Evite o uso excessivo de pranchas e secadores para não danificar ainda mais os fios e capriche na hidratação para nutrir e repor a proteína da fibra capilar.

 

Fonte: EGO