O Carnaval, verão, lembra imediatamente piscina, mar e sol. Porém, estas características podem ser inimigas do cabelo sedoso. Para evitar fios quebradiços, ressecados e sem brilho, entenda o que a estação mais quente do ano faz com seu cabelo e saiba como prevenir estes efeitos.
A exposição aos raios solares, cloro, sal e ao tempo seco deixam o cabelo seco porque retiram a água e a queratina dos fios. “Essa proteína [queratina] tem a função de envolver o fio como uma película. Desta forma, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo”.
O sol, embora seja desejado para deixar a pele bronzeada e os dias mais quentes, pode intensificar a ação do cloro ou do sal. “O fio fica mais agredido com a ação do sal ou do cloro. Isto porque, no caso do sal do mar, ele retira a água dos fios, provocando uma desidratação e, diante disso, ficam mais sensíveis”.
Alguns hábitos também podem destruir a estrutura dos fios. “O hábito de deixar o cabelo secar após o banho de piscina, por exemplo, é errado, pois o sol intensifica a ação do cloro, que ocasiona uma maior danificação do fio. O ideal é, assim que sair da piscina, lavá-los em água corrente para retirar o produto que se acumulou. Para deixá-los limpos, utilize shampoo reparador e aplique condicionador com silicone e vitaminas que restauram os fios”.
Além dos produtos hidratantes ainda temos outras dicas pra cuidar do cabelo no carnaval e no verão.

 

CABELOS BONITOS, HIDRATADOS E MACIOS

 

-Abuse dos protetores solar capilares. Eles evitam a perda de nutrientes e ainda agem como hidratantes;

-Opte pelos banhos de água fria. A água quente abre a cutícula dos fios, ação que favorece a eliminação de proteínas hidratantes;

-Não prenda os fios molhados. O hábito destrói a estrutura do fio;

-Prefira os pentes de madeira. Eles possuem os dentes largos e não quebram os fios;

-Evite secadores com jato de ar muito quente e chapinhas.A alta temperatura retira a água do fio e consequentemente o deixa desidratado;

 

 
Fonte: Mulher