Um dos passos básicos da higiene diária, a lavagem dos cabelos é recomendada para remover a oleosidade e os resíduos acumulados ao longo do dia. O que poucos sabem, porém, é que existem técnicas certas para garantir fios bem-cuidados. E aí, será que você sabe como lavar o cabelo corretamente?
Uma lavagem certa pode contribuir para um crescimento mais forte das madeixas. “Lavar o cabelo com shampoo e massagear com as pontas dos dedos auxilia na limpeza do couro cabeludo e melhora avascularização local”. A massagem, porém, deve ser feita de forma suave. “Não se deve forçar muito com as unhas para não danificar a pele.”
Ou seja: ao contrário do que muitos pensam, a lavagem diária não estimula a queda. Ela é fundamental, especialmente para quem tenha fios oleosos ou pratique esportes. Já cabelos normais podem ser limpos em dias alternados e os secos, três vezes por semana.
Quando o assunto é temperatura , o ideal é utilizar água morna ou quase . “Outra dica é usar produtos de qualidade e alternar os shampoos, de preferência os ricos em proteínas e vitaminas”.
É importante lembrar de enxaguar todas as mechas com água abundante . Esse passo garante a remoção de qualquer resíduo depositado ao longo do dia. O creme hidratante também deve ser aplicado apenas do meio para as pontas dos fios.
Para manter as madeixas saudáveis, procure não dormir com os cabelos molhados ou úmidos, pois isso pode aumentar a proliferação de fungos e potencializar o enfraquecimento. Se possível, sempre seque os fios naturalmente , deixando o secador para os momentos de emergência.

– Alimente-se de forma saudável
A dieta regrada é fonte de vitaminas, nutrientes e aminoácidos que são necessários à formação do fio .

– Tenha bons hábitos
Fumar e beber em excesso são atitudes que favorecem a produção de radicais livres no corpo. Eles promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo, e podem levar à queda de cabelo.

– Evite agressões externas
Alisamentos, tinturas e outros procedimentos agridem a haste capilar, gerando enfraquecimento e quebra dos fios. O ideal é que a raiz seja preservada nesses procedimentos.

– Aposte na proteção solar
O sol danifica o fio ao longo dos anos, podendo deixá-lo fraco e com aparência enfraquecida. Dê preferência a cosméticos com fator de proteção solar (FPS).

– Controle o estresse
Ele ajuda a produzir substâncias químicas no organismo que atrapalham o crescimento dos cabelos.

– Pratique atividades físicas
Você garante a liberação de endorfinas com poder antioxidante e benéfico para o metabolismo celular .

 

Fonte: Vivo mais Saudável