Embora os cabelos naturais estejam com força total, alisar os fios ainda é uma prática bem comum entre as mulheres. E não tem problema nenhum, afinal, cada uma deve ser sentir bonita do jeito que achar melhor. No entanto, descuidar das madeixas após o procedimento químico é que está fora de cogitação. Para manter o seu cabelo sempre bonito e mais saudável, confira todas as dicas abaixo.

 

Respeite o tempo da manutenção do alisamento

Quando você sai do salão depois da química, os cabelos estão superlisos e cheios de brilho. Mas, alguns dias depois, ele pode perder esse efeito. Isso é normal, mas muita gente já começa a se desesperar e querer alisar de novo em pouco tempo.

Não faça isso! Em geral, as escovas progressivas duram cerca de três meses e é importante respeitar esse intervalo. Além disso, nada de fazer outro procedimento químico em cima da sua escova. Nem todas as químicas são compatíveis entre si, então não arrisque sua saúde.

 

Use produtos específicos na hora da lavagem

Muita gente só se preocupa em manter o liso ao finalizar as madeixas, mas a lavagem também é muito importante para prolongar o efeito do seu alisamento. A dica é escolher produtos que sejam específicos para cabelos quimicamente tratados, para atender às necessidades que os fios alisados realmente precisam.

Outro ponto importante é não lavar os cabelos diariamente. As madeixas alisadas costumam ficar mais oleosas na raiz, mas procure dar um espaço de dois dias entre uma lavagem e outra. Se a situação estiver mais crítica, aposte no shampoo seco.

 

Finalizadores com filtro UV deixam o cabelo com mais brilho

Todo cabelo está exposto às agressões do dia a dia e, por isso, pode ficar mais ressecado e sem vida. Porém, para quem faz alisamento, esse problema é ainda pior, porque a química fragiliza as madeixas.

Nesse caso, invista em finalizadores que tenham proteção contra os raios solares, para evitar o desbotamento e manter o brilho. Se for usar secador ou qualquer outra ferramenta de calor, veja se o produto também não tem proteção térmica, para não danificar seus cabelos.

 

A reconstrução devolve os nutrientes após o alisamento

Os tratamentos mais profundos devem fazer parte da rotina de quem tem alisamento, até porque os fios perdem muito nutrientes com a química, mesmo que eles estejam aparentemente saudáveis.

Por isso, além da hidratação uma vez por semana, faça reconstruções com queratina líquida ou máscara reconstrutoras para repor a queratina e massa capilar perdidas durante o procedimento químico.

 

Fonte: Fique Diva com Niely