O ressecamento é o principal vilão de quem está em busca de madeixas brilhosas, macias e saudáveis. Sinais como pontas duplas, opacidade e textura áspera indicam que os fios perderam umidade e precisam de uma hidratação caprichada. Em casos mais graves, aplicar qualquer máscara durante o banho não é suficiente. É preciso entender o que provocou essa sensibilidade e aprender a cuidar de verdade da saúde da fibra capilar. Assim, você vai resolver o problema do cabelo ressecado de uma vez por todas. Reunimos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

 

1 – VÁ ALÉM DA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO COM UMA ROTINA COMPLETA DE CUIDADOS

“Pelo menos uma vez por semana é legal você tratar o fio e repor elementos hídricos e proteínas do cabelo com uma máscara, especialmente se fizer mechas ou coloração” explica o hairstylist e Artista Redken, Wagner Macedo. No entanto, para recuperar a saúde de verdade é preciso ir além e investir em uma linha completa de cuidados. Inicie o tratamento desde a higienização com um bom shampoo e utilize produtos com o mesmo princípio ativo para obter todos os benefícios da fórmula e conquistar resultados muito mais duradouros. “Esse é o segredo ter um cabelo saudável, com brilho, maciez e suavidade” afirma Wagner.

 

2 – USE PRODUTOS QUE ALIEM TECNOLOGIA COSMÉTICA COM INGREDIENTES DA NATUREZA

Atualmente, muitas linhas de tratamento estão combinando a tecnologia cosmética com ingredientes poderosos da natureza, como os óleos vegetais, o gel de aloe vera e extrato de cacto. In natura, alguns desses itens têm moléculas muito grandes para penetrar na cutícula da fibra capilar, então só ajudam a dar uma dose extra de brilho. Para serem utilizados na composição dos produtos, eles são processados industrialmente e seu extrato é incorporado à fórmula de shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores, agindo no interior do fio para nutrir e revitalizar as madeixas.

 

3 – EVITE USAR FERRAMENTAS DE CALOR COM FREQUÊNCIA

Ferramentas de styling como secador, chapinha e babyliss são ótimas para transformar o visual porque os fios se tornam mais maleáveis quando estão quentes. No entanto, o contato direto com o calor pode provocar graves danos à fibra capilar. Por isso, o ideal é evitar usar esses aparelhos com muita frequência. Quando for usá-los, lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico em todo o comprimento e pontas para blindar os fios e evitar que fiquem ressecados tão facilmente.

 

4 – INCLUA UM PRODUTO COM PROTEÇÃO UV PARA OS CABELOS NA ROTINA DE BELEZA

Em um país quente como o Brasil, é difícil evitar contato com os raios solares. Apesar de bons para a saúde, eles podem ressecar severamente os cabelos quando expostos a um contato prolongado. Por isso, quando for fazer alguma atividade ao ar livre, ir à praia ou passar algum tempo na rua, prepare-se com antecedência e aplique um produto com filtro UV em todo o comprimento. Além de proteger as madeixas dos agentes externos, o finalizador também via ajudar a dar um toque de brilho aos fios.

 

5 – VISITE O SALÃO REGULARMENTE PARA ELIMINAR PONTAS DUPLAS E MANTER A SAÚDE DOS CABELOS

Mesmo usando produtos de alta qualidade, aparar os fios é a maneira mais eficiente de retirar as pontas duplas e evitar o visual de afinamento que costuma acompanhar o cabelo danificado. Para os cabelos extremamente ressecados, um corte simples pelo menos a cada 3 meses é essencial para eliminar aos poucos a porção mais sensibilizada das madeixas.

 

Fonte: Segredos de Salão