Dias de sol, principalmente em cidades de praia, pedem cabelos naturais, sem excesso de produto ou produção elaborada. Mas cabelos ao vento precisam estar bem cuidados. O chamado beach hair, que tem o ar despojado de quem acabou de sair do mar, é volumoso e ondulado, a cara da estação.

 

Movimento e leveza são essenciais e podem ser alcançados com um corte longo, com a ponta desfiada e funilizadas em forma de U. A hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, ensina que mesmo quem não tem um cabelão, pode recorrer aos alongamentos de 70 cm.

 

Mas não é só o corte que garante o cabelo pós-praia perfeito. Para conseguir a cor e o ar despojado, nada melhor do que ir à praia e expor o cabelo ao sol. Mas com cuidado. O hairstylist Rudi Werner ensina que o leave-in com proteção solar é indispensável para não desbotar a cor e não podem faltar na nécessaire de praia uma máscara hidratante e um pente com dentes largos. “No sol, aproveite para colocar um creme hidratante, deixe por 15 min e depois retire com água do chuveiro”, explica o cabeleireiro.

Para quem tem o cabelo muito fino, uma dica: prenda-o em um coque alto ou com uma trança, para que os fios não embaracem e quebrem com mais facilidade. Já as adeptas dos métodos naturais, como camomila, devem lembrar que eles só funcionam com quem já é loira. Mas Rudi lembra que o próprio sol abre as mechas mais claras de qualquer cabelo.

 

Depois de tudo isso, uma boa hidratação com máscara reconstrutora é fundamental. Para quem for fazer o tratamento em casa, o cabeleireiro indica colocar a máscara em uma touca térmica, deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar.

Sol e mar não são muito a sua praia? É possível fazer o beach hair sem sair de casa. “A finalização é provavelmente a parte mais importante do processo”, diz Viviane. A ondulação dos fios pode ser feita com baby liss, chapinha ou coquinhos. O baby liss é ideal para as ondas durarem a noite inteira, já a chapinha é mais rápida e o resultado mais natural, ideal para o dia a dia. “Para um ondulado perfeito é possível também dividir o cabelo em mechas, aplicar mousse nos fios e enrolá-los em coquinhos, deixando o produto agir até secar”, ensina a cabeleireira.

 

Outra opção é trazer a praia para dentro de casa. “Existem sprays chamados “salt sea water”, que funcionam como água salgada e dão um efeito bagunçado”, indica Rudi. Produtos que dão volume também podem ser usados e os fios devem ser amassados de baixo para cima. O cabeleireiro ensina ainda um truque cotidiano. “Seque as madeixas com secador e, enquanto o cabelo ainda estiver quente, faça um coque bem alto. Deixe por 30min e quando soltar, os fios estarão “amassados”, com aspecto de praia”, garante.

 

Fonte: www.gnt.globo.com