Muitas mulheres sonham em ficar loiras, não é à toa que, no Brasil, os profissionais especialistas em mechas e cabelos loiros sejam uns dos mais qualificados mundo afora nesse quesito. Mas, além de procurar um expert que possa fazer a mudança de cor dos seus cabelos de forma segura e saudável, é preciso tomar certos cuidados antes e depois da transformação para garantir que o resultado seja o melhor possível. Desde escolher o melhor tom de loiro aos cuidados com a manutenção da cor em casa, veja quais são os 5 mandamentos para ter cabelos loiros perfeitos.

1 – ENCONTRE O TOM DE LOIRO IDEAL PARA VOCÊ

A gama de loiros é bem extensa e o tom permite muitas variações, desde luzes e mechas suaves e colorações globais mais radicais. O primeiro passo para ter um tom de loiro incrível é achar qual a nunce de loiro é ideal para seu gosto e tom de pele. Converse com um profissional para aliar expectativas e possibilidades e assim chegar em um tom que vá iluminar seu rosto sem comprometer a saúde das madeixas. “Para quem nunca fez mechas, tem o cabelo natural, virgem, o ideal para uma mudança de cor é ir aos poucos. Comece com esse efeito queimado de sol para depois mudar totalmente a cor. Agora, quando é uma cor mais global, monocromática, tem que ter muita certeza, porque depois para você modificar esse cabelo leva um certo tempo, principalmente pigmentos quentes, que são pigmentos mais difíceis de você retirar e trazer para um tom natural.

2 – TRATAR OS CABELOS EM CASA APÓS A TRANSFORMAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL

Quem quer ficar loira precisa ter em mente que será necessário mudar completamente a rotina de cuidados dos cabelos e isso inclui uma rotina de tratamento em casa que não pode ser dispensada. Muitas mulheres pensam que basta ir ao salão e sair de lá linda e loira e depois continuar usando os mesmos produtos de antes de descolorir os fios para que eles fiquem saudáveis e com brilho, mas a verdade é que é preciso adaptar os cuidados e produtos à nova cor dos fios. Produtos específicos para cabelos coloridos ou com mechas são fundamentais para essa nova fase. Além do shampoo e condicionador de uso diário, a hidratação precisa ser mais frequente e também com uma máscara que reponha os nutrientes perdidos pela fibra capliar com a descoloração. Os cuidados em casa no entanto não dispensam idas regulares ao salão para tratamentos mais profundos com um profissional.

3 – CONVERSE COM SEU CABELEIREIRO REGULARMENTE

Ao fazer uma transformação, é importante sempre alinhar expectativas com as reais possibilidades de mudança dos cabelos. Além de fotos e referências da cor desejada, é importante conversar com o profissional sobre o estado de saúde das madeixas e se será possível chegar à cor desejada sem danificá-las. Só o cabeleireiro poderá dizer o nível de transformação que seu cabelo suportará de forma saudável.

4 – CONSIDERE COMEÇAR A FICAR LOIRA COM ALGUMA TÉCNICA DE MECHAS

Nem sempre a melhor opção para mudar a cor dos cabelos é uma transformação radical. Uma técnica de mechas como balayage, ombré hair ou babylights pode ser a melhor opção para começar a transição para uma nova cor. Aproveite que muitos cabeleireiros pelo Brasil são verdadeiros experts em técnicas de mechas para conseguir um look que ilumine estrategicamente o rosto sem precisar descolorir inteiramente os cabelos, assim é mais fácil se acostumar com a mudança de visual e ir progredindo gradualmente com a cor.

5 – COMBINE TRATAMENTOS DE COR NO SALÃO COM OS CUIDADOS EM CASA

Continuar a cuidar da nova cor dos cabelos em casa é tão importante quanto as visitas de retorno ao salão para retocar ou fazer manutenção nos fios. Produtos anti-desbotamento e que ao mesmo tempo melhorem a textura dos fios e ofereçam proteção contra agressões externas serão grandes aliados em manter a cor vibrante por mais tempo.

Fonte: Segredos de Salão